O Interact é um programa do Rotary International que consiste em clubes de prestação de serviço que envolve jovens entre 12 e 18 anos, em um ideal de esperança, ajuda à comunidade e em um propósito de melhoria social, baseado na mudança e na construção de melhores jovens através da instrução profissional e consciência social. “Dar de si antes de pensar em si” é o que guia os rotarianos. Os projetos de prestação de serviços do Interact objetiva melhorar a qualidade de vida local e em outros países, além de promover a boa vontade e a paz entre os povos por intermédio do companheirismo de jovens unificados pelo ideal de servir. Os Interact Clubs implementam atividades e projetos diversos, de acordo com os objetivos gerais dos sócios. Tais atividades geram um programa equilibrado e promovem o crescimento dos mesmos. Por intermédio de atividades de prestação de serviços, interactianos aprendem a: 

    ·Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho

    · Prestar auxílio e respeitar ao próximo;

    ·Desenvolver suas qualidades de liderança e integridade pessoal;

    ·Promover a compreensão e boa vontade internacional

    Como surgiu o Interact?

     Harold T. Thomas, presidente do Rotary International (Gestão 1959-60), viajando pelo mundo durante seu mandato, percebeu um sentimento profundo e frequente entre os rotarianos: a certeza de que o potencial do Rotary para influenciar e inspirar a juventude não tinha sido completamente realizado. Em 1960, Thomas nomeou uma comissão de cinco rotarianos para estudar o assunto. Dois anos depois, em 05 de novembro de 1962, vinte e três estudantes da Melbourne High School, em Melbourne, Florida, EUA, formaram o primeiro Interact Club. Desde então, o programa Interact espalhou-se pelo mundo, atingindo mais de 280.000 sócios em 12.300 clubes. No Brasil, somos 16.600 interactianos espalhados por 723 clubes.     

    Interact Club, o que significa o nome e o símbolo?

    O nome Interact surgiu da aglutinação dos radicais das palavras “International Action” (inter+act), ou “Ação Internacional”. As quatro argolas no centro do símbolo representam os quatro principais objetivos do clube, que são: formação de companheirismo, a base (argola de baixo); prestação de serviços à comunidade, o foco (argola de cima); formação profissional (argola lateral esquerda); e desenvolvimento da qualidade de liderança (argola lateral direita).